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CEFET-MG

III Maratona

Última modificação: Quinta-feira, 24 de agosto de 2017

A Maratona de Programação promove as disciplinas básicas de programação dos cursos de computação e subsidiam novas formas de aprendizado durante os cursos, com consequente aumento na qualidade final do aluno. Também é objetivo incentivar a participação de alunos na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de:

  • Promover a criatividade;
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe;
  • Incentivar a busca de novas soluções de software;
  • Desenvolver a habilidade para resolver problemas sob pressão.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 4 horas o maior número possível dos 6 problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

 

Formato da competição

 

Os times receberão uma prova com 6 problemas que devem ser resolvidos durante 4 horas de competição. A prova será em português.

Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++ ou Java. Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação os times terão à sua disposição um computador e todo o material escrito que trouxerem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio magnético ou ter acesso à Internet durante a competição.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 4 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima

submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.

A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.

 

Formação dos Times

 

Cada time representa uma instituição de ensino superior, e é formado por um técnico e três alunos desta instituição. Uma mesma instituição pode ter vários times participantes. A aceitação de mais de dois times de uma escola está sujeita à capacidade do CEFET-MG Timóteo, UNIFEI Itabira e FIC e será atendida por ordem de chegada.

Cada time é composto por três alunos e, no máximo, um reserva. Todos devem ser alunos regulares de cursos de técnico ou graduação da instituição de ensino. A participação do reserva na competição se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização da competição, e a substituição deverá ser comunicada ao Coordenador da Maratona de Programação até, no máximo, 29/10/2011 às 12:00h. Depois de iniciada a competição não há possibilidade de substituições no time.

 

Warm-up

 

Haverá uma seção de warm-up (aquecimento) não obrigatório para que os Times possam testar o ambiente de desenvolvimento e solucionar eventuais dúvidas diretamente com os juízes. Nessa seção, será disponibilizado 1 caderno de prova com 1 problema de baixo nível de dificuldade. A seção de warm-up acontecerá de 12:00h às 12:30h do dia 29/10/2011 no local de realização da competição.

A presença do Time no warm-up não é obrigatória, mas desejável.

 

Regras

 

  1. Cada Time deverá ser constituído por 3 alunos da mesma instituição de ensino, podendo estes pertencerem à qualquer período letivo de qualquer curso superior e técnico.
  2. Os componentes de cada Time não precisam pertencer ao mesmo período, mas devem pertencer ao mesmo curso, visto que haverão 2 times vencedores (1 time de nível Superior e 1 time de nível técnico);
  3. Se não houver mais de 1 time de nível técnico, o mesmo competirá com os demais níveis de nível superior e vice versa.
  4. Cada Time deverá possuir um técnico que obrigatoriamente precisa ser um dos professores da respectiva instituição. Obs. 1 mesmo professor poderá ser técnico de todos os Times de sua instituição.
  5. O Time poderá levar qualquer material impresso para a realização das provas (Apostilas, manuais, livros etc.), sendo vetado o uso de qualquer meio eletrônico para armazenamento de dados, tais como celulares, CD-Rom, Disquetes, Pen-drive etc.
  6. Cada Time terá à sua disposição 3 cadernos de provas contendo 6 problemas em cada uma e terão 4 horas para implementar os programas que solucionem corretamente o maior número de problemas.
  7. Cada Time terá à sua disposição 1 microcomputador em 1 mesa com 3 cadeiras e espaço suficiente para que os três participantes possam trabalhar na solução dos problemas.
  8. Cada microcomputador terá duas opções de sistema operacional. Windows e Linux. Em ambos ambientes estão instalados os seguintes compiladores e ambientes de desenvolvimento: Windows: Dev C++ e Eclipse. Linux: Eclipse e GCC.
  9. A solução de cada problema deverá ser consolidada em 1 único arquivo fonte com a extensão apropriada à linguagem utilizada (.cpp para C++, .c para C e .java para Java). Tal arquivo será submetido aos juízes utilizando um formulário HTML disponível pelo sistema BOCA.
  10. Por limitações de infra-estrutura, a coordenação da maratona aceitará a inscrição de no máximo 30 Times. Caso, a demanda seja consideravelmente maior que este número, cada técnico será notificado antecipadamente (2 dias de antecedência) à reduzir o número de Times inscritos de sua instituição.
  11. Todas os Times deverão estar presentes 30 minutos antes do início da maratona. Atrasos não serão permitidos.

 

Inscrição

 

A inscrição deve ser realizada pelo técnico de cada Time, preenchendo o formulário de inscrição disponível no site da maratona. No formulário, o técnico deverá informar o nome do Time e dados pessoais de 3 participantes principais e opcionalmente 1 participante reserva que poderá assumir o lugar de qualquer um dos 3 participantes titulares em caso de desistência.

ATENÇÃO: O técnico deverá aguardar um e-mail de confirmação da Comissão organizadora. O time deve ser considerado inscrito, somente após o recebimento desta confirmação de inscrição.

 

Datas Importantes

 

28/10/2011 às 18:00h: Prazo final para as inscrições.

 

29/10/2011 de 12:00h às 12:30h: Warm-up

 

29/10/2011 de 13:30h às 17:30h: Maratona

 

29/10/2011 de 18:00h às 18:30h: Premiação

 

Local da realização do warm-up e da maratona

 

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus VII

Av. Amazonas 1193 – Vale Verde – Timóteo – MG

 

Faculdades Integradas de Caratinga

Rua João Pinheiro, n 147, Centro – Caratinga – MG

 

Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira

Rua Um, s/nº – Distrito Industrial II – Itabira – MG

 

Premiação

 

Em definição

 

Coordenação da maratona

 

Prof. Bruno Rodrigues Silva (brunors172@gmail.com)

Prof. Carlos Eduardo Paulino (carlos@timoteo.cefetmg.br)

Prof. Rafael Santos (reyfow@gmail.com)

 

Juízes

 

Prof. Bruno – CEFET-MG

Prof. Carlos Eduardo – CEFET-MG

Prof. Rafael – UNIFEI

Técnicos dos times505