II Maratona de Programação do Leste de Minas Gerais
Última modificação: Quinta-feira, 24 de agosto de 2017
A Maratona de Programação tem como objetivo estimular os alunos a desenvolverem mais habilidades em programação de computadores, o que promove as disciplinas básicas de Programação dos cursos de Computação e subsidiam novas formas de aprendizado durante todo o curso, com consequente aumento na qualidade final do egresso. Também é objetivo incentivar a participação de alunos na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, incluindo também objetivos deste evento: promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Também são objetivos:
Formato da competição
Os times receberão uma prova com 6 problemas que devem ser resolvidos durante 5 horas de competição. A prova será em português. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++ ou Java. Os times poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação os times terão à sua disposição um computador e todo o material escrito que trouxerem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio magnético ou ter acesso à Internet durante a competição.
Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.
O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.
A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.
Formação das Times
Cada time representa uma instituição de ensino superior, e é formado por um técnico e três alunos desta instituição. Uma mesma instituição pode ter vários times participantes. A aceitação de mais de dois times de uma escola está sujeita à capacidade do CEFET-MG e será atendida por ordem de chegada.
Cada time é composto por três alunos e, no máximo, um reserva. Todos devem ser alunos regulares de cursos de técnico ou graduação da instituição de ensino. A participação do reserva no concurso se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do concurso, e a substituição deverá ser comunicada ao Coordenador da Maratona de Programação até, no máximo, 21/08/2010 12h00. Depois de iniciado o concurso não há possibilidade de substituições no time.
Warm-up
- Haverá uma seção de warm-up (aquecimento) não obrigatório para que os Times possam testar o ambiente de desenvolvimento e solucionar eventuais dúvidas diretamente com os juízes.
- Nessa seção, será disponibilizado 1 caderno de prova com 1 problema de baixo nível de dificuldade.
- A seção de warm-up acontecerá de 09:00 às 11:00 do dia 21/08/2010 no local de realização das provas.
- A presença do Time no warm-up não é obrigatória, mas desejável.
Regras
- Cada Time deverá ser constituído por 3 alunos da mesma instituição de ensino, podendo estes pertencerem à qualquer período letivo de qualquer curso superior e técnico.
- Os componentes de cada Time não precisam pertencer ao mesmo período ou curso.
- Cada Time deverá possuir um técnico que obrigatoriamente precisa ser um dos professores da respectiva instituição. Obs. 1 mesmo professor poderá ser técnico de todos os Times de sua instituição
- O Time poderá levar qualquer material impresso para a realização das provas (Apostilas, manuais, livros etc.), sendo vetado o uso de qualquer meio eletrônico para armazenamento de dados, tais como celulares, CD-Rom, Disquetes, Pen-drive etc.
- Cada Time terá à sua disposição 3 cadernos de provas contendo 6 problemas em cada uma e terão 5 horas para implementar os programas que solucionem corretamente o maior número de problemas.
- Cada Time terá à sua disposição 1 microcomputador em 1 mesa com 3 cadeiras e espaço suficiente para que os três participantes possam trabalhar na solução dos problemas.
- Cada microcomputador terá duas opções de sistema operacional. Windows e Linux. Em ambos ambientes haverão os seguintes compiladores e ambientes de desenvolvimento: Windows: Dev C++ e Eclipse. Linux: Eclipse e GCC
- A solução de cada problema deverá ser consolidada em 1 único arquivo fonte com a extensão apropriada à linguagem utilizada (.cpp para C++, .c para C e .java para Java). Tal arquivo será submetido aos juízes utilizando um formulário HTML disponível pelo sistema BOCA.
- Por limitações de infra-estrutura, a coordenação da maratona aceitará a inscrição de no máximo 30 Times. Caso, a demanda seja consideravelmente maior que este número, cada técnico será notificado antecipadamente (2 dias de antecedência) à reduzir o número de Times inscritos de sua instituição.
- Todas os Times deverão estar presentes 30 minutos antes do início da maratona. Atrasos não serão permitidos.
Inscrição
A inscrição deve ser realizada pelo técnico de cada Time, preenchendo o formulário de inscrição disponível no site da maratona. No formulário, o técnico deverá informar o nome do Time e dados pessoais de 3 participantes principais e opcionalmente 1 participante reserva que poderá assumir o lugar de qualquer um dos 3 participantes principais em caso de desistência.
ATENÇÃO: O técnico deverá aguardar um e-mail de confirmação da Comissão organizadora. O time deve ser considerado inscrito, somente após o recebimento desta confirmação de inscrição.
Datas Importantes:
20/08/2010 às 18:00: Prazo final para as inscrições
21/08/2010 de 09:00 às 11:00: Warm-up
21/08/2010 de 13:00 às 18:00: Maratona
Local da realização do warm-up e da maratona:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet-MG Campus VII
Av. Amazonas 1193 – Vale Verde – Timóteo – MG – Brasil
Premiação
Em definição
Coordenador da maratona:
Prof. Bruno Rodrigues Silva
Juízes:
Prof. Bruno – CEFET-MG
Prof. Cristhian Flamarion – UNIPAC
Prof. Luciano – CEFET-MG
Prof. Rafael Francisco dos Santos – UNIFEI – Itabira