X Encontro de Software Livre do Vale do Aço – GNU/Linux: Uma nova alternativa aos negócios de TI
Última modificação: Quinta-feira, 24 de agosto de 2017
A Comunidade GNU do Vale do Aço tem como finalidade a disseminação do software livre nas empresas, governo, instituições de ensino (básico, médio, técnico e superior) e também para usuários domésticos. Para isto pretende:
12/09/2009 – Sábado
Eclipse4dev – Definições e padrões de desenvolvimento,plugins…
Palestrante: Lucas Souza Fernandes
Horário: 8h00 a 9h30
Resumo: Eclipse4dev – Definições e padrões de desenvolvimento, plugins… afinal queremos um ambiente de desenvolvimento completo. Uma apresentação das pontencialidades de um ambiente de desenvolvimento altamente customizável para atender a variadas demandas de desenvolvimento em projetos ou hobbies.
Minicurrículo do palestrante: Lucas Souza Fernandes graduando do curso de Sistemas de Informação do UnilesteMG, co-fundador do Laboratório de Software Livre da instituição no qual desenvolveu cursos para alunos e professores sobre GNU/Linux e Software Livre, assim como palestras, trabalhos e mini-cursos. Co-fundador da Comunidade GNU do Vale do Aço, na qual participa com a organização do No Stop GNU promovendo a disseminação do conhecimento aberto na região do Vale do Aço. Atua no projeto LTSP-BR suporte em português ao projeto LTSP, trabalhando com terminais leves, desenvolvimento de customizações de distribuições GNU/Linux utilizando live-cd, desenvolvimento web utilizando padrões W3C, implementação de projetos de migração com GNU/Linux e Thin Client em ambiente de escritório.
Hoje em dia trabalha com suporte a produção em ambientes compostos por unix e oracle com shell script e pl/sql como analista de sistemas pela Stefanini Consultoria nos projetos da IBM em Hortolândia. Agora também como embaixador técnico pela Academic Initiative pela IBM.
Controle de Banda , QoS e Balanceamento de Links utilizando GNU/Linux
Palestrante: Guilherme de Freitas – WKVE Telecom
Detalhes: Palestra Técnica
Horário: 9h45 a 11h25
Resumo: Consiste em mostrar como é feito o controle de acesso a internet ( velocidade e tráfego ) utilizando GNU/Linux , serão estudadas as ferramentas iptables , ip , tc. Será mostrado como aplicar priorização em certos tipos de tráfego, bem como selecionar qual tipo tráfego sai por determinado Link de internet. QoS ( Qualidade de Serviço ), em resumo, significa definir prioridades de tráfego. Controle de Banda significa estipular a quantidade de link disponível por IP/cliente. Balanceamento de Links em resumo é definir por qual Link cada IP ou aplicação terá sua saída.
Minicurrículo do palestrante: Guilherme de Freitas Figueiredo trabalha desde 2003 com redes e segurança. Utiliza diversas ferramentas, dentre elas: Cacti, Nagios, Radius, Bind, IPROUTE2, PowerDNS. Atualmente é Gerente de Redes na empresa WKVE.
Certificação LPI – Porque se certificar em Linux ?
Palestrante: Prof. Uirá Ribeiro
Horário: 13h00 a 14h30
Resumo: Provar a competência profissional é a chave para o sucesso! Sem mais, nem menos. O sistema operacional Linux está presente em 67% dos servidores na Internet e nos 208 maiores computadores do mundo. É um mercado de 12 bilhões de dólares que precisa ser explorado por profissionais habilidosos e competentes capazes de criar, manter e administrar estes sistemas computacionais. Para garantir a entrada e sustentabilidade dos técnicos no mercado de trabalho, o Linux Professional Institute – LPI – criou a Certificação LPIC avalisa o uso profissional do sistema em todo o mundo. O Programa LPIC foi desenvolvido para certificar a competência do sistema de administração usando o sistema operacional Linux e suas ferramentas associadas. Foi desenvolvido para ser neutro em termos de distribuição, seguindo o Linux Standard Base entre outros padrões e convenções relevantes. Portanto, as certificações nesse segmento são fundamentais.
Minicurrículo do palestrante: Prof. Uirá Ribeiro é graduado em Computação e Mestre em Informática, atualmente é diretor acadêmico da Universidade Salgado de Oliveira no campus Belo Horizonte. Tem experiência em telecomunicações, desenvolvimento, e-learning e gestão de pessoas. Já trabalhou na Lucent Tecnologies, Cisco e fábricas de software. É autor dos livros Certificação Linux, Sistemas Distribuídos, Metodologia Científica Teoria e Prática, TCC – Trabalho de Conclusão de Curso e 37 Hábitos dos professores altamente eficazes.
Cloud Computing
Palestrante: Juliano Sene – Dj Linux
Horário: 15h00 a 16h30
Resumo: Abordagem de técnicas e ferramentas a serem usadas em cloud computing. Apresentação de algumas ferramentas em Cloud como: EyeOS (Desktop na nuvem) e o OpenQRM, para montagem de seu Cloud Private.
Minicurrículo do palestrante: Sócio diretor da empresa Djlinux atuando como consultor para algumas empresas realizando testes de software, customizações em GNU/Linux para os produtos das mesmas, projetos de segurança de rede. Atualmente o maior foco é sobre implementações das técnicas de Cloud Computing.
Participa da comunidade de software livre desde 2001 como voluntário colaborando com traduções, testes de software, entre outros nos projetos: Debian-BR, Postgresql-BR, Ltsp-BR, Debian-Live, XEN-BR, entre outros.